31/01/2015

Para além do doce de limão, também pode ser com doce de goiaba e doce de frutos vermelhos.

E chá de limão. Enjoy!
 

Ana Preguiça, hoje esmeraste-te no jantar! E és amiga, partilhas a tua descoberta de doce de limão tão bom, para lá de delicioso!

Uma sopa de legumes, feijão, couves, carne e enchidos, um lombinho de porco assado com castanhas e, para terminar bem, folhados recheados de creme de limão.

É que assim já estou a preparar a minha rotina feliz, o meu dia de fazer NADA amanhã, e a comida já está feita!

Hoje descobri o creme de limão Seduction, da Prisca, tão bom, para lá de delicioso! Serviu para rechear massa folhada bem estendida e cortada aos triângulos, quadrados, a forma que queiram dar à massa,  e foi ao forno uns minutos. Enjoy!

 

A minha agenda é a minha melhor amiga!

Só que me esqueço dela (quase) todos os dias. Chego lá, vão ver!

FDS # 5

Em momentos mais otimistas, sinto que devagar chego ao longe. Em momentos menos otimistas, parece que está tudo na mesma como a lesma.

Neste FDS vou praticar um hábito feliz, tirar um dia para fazer NADA! Se é que me entendem.
Como hoje, sábado, já comecei cedo a fazer coisas, tenho o dia de amanhã só para mim.

Bom fim de semana!

26/01/2015

Encontrei a minha maneira de acabar com o drama da roupa

Roupa para lavar, roupa para dobrar, roupa para passar a ferro, roupa para arrumar, era às montanhas, parecia que não tinha fim, enfim um drama.

Primeiro, resolvi o problema da secagem da roupa no inverno, no meu caso, a solução foi uma máquina de secar roupa. Sempre que posso estendo a roupa no exterior. Mas tem sido uma grande ajuda.

Segundo, sempre que tenho uma máquina de roupa, faço uma lavagem. Não deixo a roupa  para o fim-de-semana.

Terceiro, depois de cada lavagem e  roupa seca, dobro e arrumo logo nos lugares.

Quarto, deixei de passar a ferro! Só muito raramente.

Quinto, que devia ser o primeiro, livrei-me de imensa roupa, mais de metade. E de vez em quando faço uma escolha de roupa que não gosto, não visto ou está muito usada e lá vai mais um saco para o lixo ou para dar.

Sexto, evito comprar mais roupa, tento ficar longe dos shoppings.

Todos os dias faço um bocadinho. Todos os dias gasto uns minutos neste processo e tenho sempre a roupa em ordem. Finalmente acabei com o drama da roupa. Demorou uns meses até encaixar nesta rotina, mas vale tanto a pena!

Consegui!
 

25/01/2015

Continuam as nabiças para o jantar, desta vez embrulhadas num folhado com sabor a Trás-os-Montes

Depois de um acordar tempestuoso, para agradar ao filho, nabiças para o almoço. Como tenho um filho simpático, foram só elogios. Então decidi continuar, nabiças para o jantar. Estava espetacular!

Folhado de alheira e nabiça, fácil e delicioso. Utilizem metade da alheira e o dobro das nabiças, fica muito melhor!

Retirar a pele da alheira, cortar longitudinalmente, e depois em vários bocados. Espalhar no centro da massa folhada. Cobrir com folhas de nabiça, lavadas e cruas. Polvilhar com queijo mozzarella ralado. Fazer um embrulho com a massa folhada, e vai ao forno 15 min a 220º C. Para ficar um folhado mais leve, podem abusar das nabiças!
Enjoy!



 

Só para avisar, não é para hoje o inventário da roupa...

Estive a tarde toda a apanhar sol no jardim e numa atividade terapêutica, apanhar ervas daninhas. Acreditam que estava calor?! Transpirei e tudo. Com este sol não ia enfiar-me em casa. O inventário fica agendado para o próximo dia de fim de semana cinzento e chuvoso.

FDS # 4

O raio do miúdo, que não é assim lá muito arrumadinho, não sei o que lhe deu. Se calhar já estava farto de me ouvir, e para me calar de vez, acho que conseguiu! Domingo. Cedo, tão cedo que os cães ainda dormiam. Acordou antes de mim, cheio de energia e motivação para arrumar o quarto.

Mãeeeee, onde está o pano do pó e o produto de limpeza???? Mãeeeee, o aspirador???? (aqui tive que ir limpar o filtro de água à pressa) Mãeeeee, a esfregona???? E continuou... eu ainda de remela no olho e sem a minha chávena-de-café-salvadora-das-manhãs.

Terminada a loucura da limpeza do quarto, veio trazer-me uma prenda! Um cesto de roupa suja para colocar na máquina. Estava eu a dar o primeiro golinho no café: Olha vem ver! Já não respiro pó, está tão limpinho! Lá fui. E estava!
Podem contrata-lo, é de uma rapidez, melhor que a varinha de "cotão", mas só está disponível aos domingos de manhã.
Para me vingar, ou melhor, para lhe agradar, fiz uma salada com nabiças ao almoço! Da parte do miúdo, esperto, foram só elogios!

Boa semana!

Das rotinas felizes, hoje foi o dia para cozinhar por prazer para mim, a família cheia de fome, é claro que também comeu!

Salada de frango assado (sobras do jantar de ontem) com massa fusilli, ovos cozidos, milho, tomates cereja aos quartos, queijo mozzarella ralado, folhas de nabiça, tudo regado com um fio de azeite, polvilhado com orégãos e pimentão doce. Uma grande misturada?! Foi o que me apeteceu, afinal eu estava a cozinhar para mim e com muito prazer! Ficou bom, experimentem!

A sobremesa, é claro que fiz a minha preferida: molhanga de frutos vermelhos com iogurte grego e folhas de hortelã.

Desta vez fiz a molhanga assim:
Numa frigideira coloquei muitos frutos vermelhos congelados com açúcar (4 colheres de sopa) e 2 colheres de sopa de água. Foi ao lume e mexi, mexi, mexi... Deixei arrefecer e coloquei os frutos e o molho no copo misturador. Ficou um xarope consistente, a que eu chamo de molhanga.
O resto é só colocar numa taça o iogurte grego batido, muita molhanga e salpicar com folhas de hortelã picadas. Adoro!

Enjoy!
 

24/01/2015

Porquê fazer um inventário da minha roupa? Ano novo, inventário novo, manter-me longe dos shoppings e saldos, mais roupa para doar, sou mais feliz assim!

Em 2014 fiz um inventário da roupa, apercebi-me que tinha muita roupa, sapatos e acessórios, demasiados! Tinha o guarda-fato cheio, cómoda e camiseiro, roupa por todo o lado...

Ao longo do ano 2014 destralhei a roupa várias vezes, e assim, consegui livrar-me de muita coisa.

Aproxima-se o momento de fazer um novo inventário e verificar se vou no caminho que pretendo: ter menos objetos e mais espaço livre, que resulta em mais tempo livre e uma vida mais simplificada, simples e feliz.

Tenho dois grupos de roupa: primavera-verão e outono-inverno. A roupa do primeiro grupo está toda numa caixa, e não vou mexer nessa parte.
A roupa de outono-inverno está a ser usada agora, é nesse grupo que vou dedicar-me.

Domingo no final do dia já tenho os resultados do inventário!
 

FDS # 3

Este post vem com uma semana de atraso, mas quero deixar aqui um registo.
Porquê que cada ida ao hospital, por mim ou por um familiar próximo, neste caso o papi, tem que haver sempre uma história?
Desta vez, o pai entrou e saiu sem saber o que tinha, porque o senhor doutor recusou-se a dar-me informação clinica do doente porque estava ocupado. É importante acrescentar que o papi tem Alzheimer. Não se orienta sozinho, não se queixa e nem sabe onde está. Acrescento também que a pulseira da triagem era cor de laranja.
Pela prescrição médica foi a doutora da farmácia que me descansou, uma infeção respiratória, se piorar voltar ao hospital.
Passou uma semana, aparentemente o papi está melhor.
 

15/01/2015

Tirado daqui e dali - rotinas felizes

5 rotinas ou hábitos para ter mais felicidade em casa

1 - Tem um ritual diário só para ti
2 - Reserva tempo na semana para ouvir música
3 - Usa tudo o que tens
4 - Cozinha ou prepara, por prazer, para ti, uma vez por semana
5 - Escolhe um dia do fim-de-semana e não faças tarefas da casa

Gostei especialmente da 5!
 

10/01/2015

FDS #2

Este blog não tem interesse, exceto para mim. Fazer listas com tarefas domésticas, não é assunto. Mas quando escrevo, faço-o para mim, por mim. Para não perder a pouca sanidade mental que me resta. Perdoem-me o egoísmo. Acredito que neste universo, a blogosfera, exista alguém que esteja a passar pelo mesmo. Isto não são só casas arrumadinhas, vidas arrumadinhas, mentes arrumadinhas...

Vamos lá pôr ordem nisto!
A semana de trabalho foi exigente. Depois do trabalho não fiz mais do que podia e não foi pouco: jantar, loiça, chão da cozinha, lixo, compras de supermercado, tratar de parte da roupa, jeitinhos diários à casa de banho, e outras pequenas coisas.
Sexta à noite foi para descontrair.
Hoje não sei por onde começar. Para mim, casa significa muito mais do que paredes e telhado. Por mais que aceite a realidade de uma vida alucinante, não consigo viver bem assim, na desarrumação e falta de limpeza.
Vou fazendo o que posso, vou vivendo como posso, mas por vezes fico doida e só penso em tirar tudo de casa e começar do zero.
Ter uma empregada, era uma grande ajuda, mas não é a melhor altura para isso.
Resta-me fazer uma lista das prioridades cá de casa e ir fazendo, intercalando com descanso e outras obrigações.
Comida
Roupa
Cozinha e casa de banho limpas
Lixo
Tratar de papelada, começa a ser urgente, e ainda nem comecei.
 

Quase zarolha

Desde as 9 da manhã até à meia noite em frente a ecrãs de computador e cinema, amanhã a primeira coisa é procurar os meus óculos.

08/01/2015

Sinto-me grata por...

a lua e as estrelas estão lindas esta noite

Faz-me vomitar...

limpar vomitado, 4 vomitados logo de manhã ao acordar, no chão da cozinha, de um dos meus cães.
O dia continuou a azedar, o stress por contágio, o rabo dormente e as costas feitas num oito por passar demasiadas horas ao computador, cheguei a casa com vontade de vomitar. Comecei e acabei o dia assim. Amanhã não vai ser igual ou pior, sabem porquê? Porque eu não quero. Não vou deixar que alguns "acontecimentos" azedem o meu dia preferido da semana, sexta-feira.
 

06/01/2015

Sinto-me grata por...

amanhã ser um novo dia
ter conseguido chegar ao fim de um dia nhecas

Sinto-me grata por...

chegar ao fim do dia, mais morta que vivo, com aquela sensação de missão cumprida
o meu saco de água quente e adormecer em menos de 5 minutos
acordar cedo e ter uns minutos só para mim
 

04/01/2015

Sinto-me grata por...


ter tido a visita de um amigo que agora mora muito longe
ter a capacidade de recomeçar, outra vez, a destralhar a casa
me livrar definitivamente de um monte de roupa que não usava
o sol e a luz que tornaram o domingo ameno e luminoso
ter passado o dia com as janelas abertas e entrar o ar puro do campo
ter energia para fazer tanta coisa como fiz hoje
o céu tão azul

Destralhar #3

(sem foto)

Um saco com tupperwares e outros utensílios de cozinha, vão para a casa da minha mãe, espero que não regressem.
Uma caixa com pratos e loiça que utilizo uma vez por ano, vão para a garagem.
Três sacos de alimentos que tenho a mais na despensa (massas, todos os tipos de arroz, frutos secos e sementes, etc., etc.)  que a mãe foi comprando e enchendo a minha casa. Para não se estragarem, vão diretos para a despensa da minha mãe.
Um saco com de alimentos com prazo de validade ultrapassado, foi para o lixo.
 

Destralhar #2

 
(roupa de inverno que saiu da minha cómoda vai para doação)

Das 6, 1 (ou todas)

Tenho problemas com tralha. Não posso negar. Encontrei 6 razões para o meu problema com a tralha.
1 - Estou a atravessar um período transitório, algumas experiências que me alteraram a vida e a rotina.
2 - Sou perfecionista.
3 - Não tenho onde arrumar as coisas (armários, gavetas, etc.).
4 - Não tenho rotinas consistentes e sistemas de organização simples.
5 - Tenho demasiadas coisas.
6 - Tenho ligações afetivas a demasiados objetos.
Para algumas pessoas, tralha não é problema, outras nem sequer tralha tem; eu, parece que quero arranjar mais problemas para não ser feliz.

03/01/2015

FDS #1

Refletir.
Qual é a minha realidade? As minhas fantasias? O que é que eu posso fazer? Quais são os meus limites? As minhas metas, quais são? O que é verdadeiramente importante para mim?
 

Sinto-me grata por...

o sol luminoso e quente que fez hoje, estamos em Janeiro
ter as 3 marias a trabalhar por mim, a máquina de lavar loiça, a máquina de lavar roupa e a máquina de secar roupa
chegar ao fim do dia e esticar-me no sofá
a feijoada que jantámos
o pai ter gostado (outra vez) das broas de mel que lhe levei e estar bem disposto
ter uma cama quentinha à minha espera
a felicidade dos meus cães a dormir na cozinha quentinhos

02/01/2015

Sinto-me grata por...


não trabalhar hoje e amanhã ser fim-de-semana
ter tido um jantar simples e tranquilo com o filhote e conversar sobre as nossas passagens de ano
ter a roupa da semana quase toda tratada
o empregado da Staples ter sido tão simpático e ter-me feito o enorme favor de me passar um pequeno texto a computador
não ter comprado nada nos saldos
ter um filho simpático que ajudou a recolher a roupa e a fazer o jantar

01/01/2015

Sinto-me grata por...

ter o meu filho inteirinho de volta da passagem de ano
a canja quente no almoço e jantar do dia 1 de janeiro
o sol e céu azul no primeiro dia do ano
ver o meu pai a comer com prazer as broas de mel que lhe levei
conseguir fazer uma limpeza profunda ao recuperador de calor (mesmo que não funcione outra vez)

Destralhar #1



 

Já testei o recuperador de calor e...

...

...

...

...

cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof

...

Esquece lá isso, Ana Preguiça, liga mas é o aquecedor a óleo, que sempre quebra o gelo da sala...

Para começar bem o ano, limpeza do recuperador de calor, se não quiser outra vez uma noite de fumo intoxicante

 
 


Depois de um réveillon cheio de fumo (não foi dos fogos de artificio), abrir as janelas e portas para fazer corrente de ar para tornar o ar da sala minimamente respirável, um aquecedor a óleo no meio da sala a fazer as honras da festa, acordei decidida perceber o que se passa com o recuperador de calor, que ora funciona, ora que quase nos mata a todos.

Limpeza. Ou falta dela.

Fiz uma pesquisa na net, rápida e logo à primeira, embora seja uma rotina chata, é fundamental!

Sempre que utilizar a lareira (recuperador de calor) na manhã seguinte, retirar e limpar as cinzas e passar com um pano húmido. Quanto ao vidro, encontrei uma dica muito económica. Com uma meia velha humedecida, passar a meia pelas próprias cinzas e limpar o vidro. Repetir se necessário. Para terminar, passar com um pano húmido. Limpar com um jornal ou papel de cozinha.
A parte de fora da lareira, limpar com um pano húmido.

Foi a primeira tarefa de 2015! Vamos ver se hoje a lareira funciona...



 

Bom dia ano 2015!

 

365 dias novos, 365 oportunidades, 365 desafios...