05/04/2015

Pele muito, mesmo muito, seca! A 1ª receita é para os pés secos e gretados. Depois digam como correu!


Desde criança que tenho a pele muito seca.
O primeiro dermatologista que me recordo ter ido, por volta dos 12 anos, receitou-me creme gordo (sabem qual é, não sabem? aquele mal cheiroso, muito difícil de espalhar).
Todos os dias depois da praia e do duche lá me besuntava toda, especialmente nas pernas, a zona mais seca do meu corpo. Não gostava nada, até ficava com frio em plenas noites de verão, tal era a camada espessa sobre a minha pele.
Com o passar dos anos, a situação não melhorou, pelo contrário, a pele extremamente seca espalhou-se pelo corpo todo e é muito incomodativo, faz comichão e até doí a pele a repuxar.
De inverno a situação agrava, no verão melhora um pouco.
Já experimentei de tudo o que há na farmácia para peles muito secas.
Gosto do creme nivea em frasco azul escuro para o corpo e da lata azul escura para fazer máscara hidratante no rosto, de vez em quando.
Fantástico! Descobri que os cremes e loções só produzem efeito se saírem da prateleira da casa de banho e aplicados com regularidade diária sobre a pele.
Estou cansada de cremes, mas a idade não perdoa. Não posso continuar a tratar tão mal a pele e a esconde-la debaixo da roupa. Uso quase sempre calças, mas adoro vestidos!
Até o cabelo é seco! Posso ficar uma semana sem o lavar, o couro cabeludo não fica muito oleoso, pelo contrário, fico com comichão, sinal que precisa de hidratação.
- Bebe muita água!
Eu bebo imensa água, como muita sopa, vegetais, alguma fruta. A pele muito seca, continua muito seca. A solução é mesmo besuntar-me de cremes. E ter alguns cuidados para não agravar o problema.

Lembrei-me de escrever alguns posts sobre cuidados a ter com a pele muito seca, com algumas dicas que vou encontrando na internet. Encontrei muito material sobre o assunto que vou partilhar convosco.

Pés secos e gretados

Até tenho medo de experimentar esta receita caseira. Já vão perceber porquê!

Ingredientes:
1/2 chávena de Listerine (sim, leram bem!)
1/2 chávena de vinagre branco
1 chávena de água quente
pedra pomes
hidratante
meias de algodão

Misturar os ingredientes e mergulhar os pés 15 minutos nesta solução. Verificar o progresso, se necessário, diz a receita que pode mergulhar os pés mais tempo. Remover a pele morta com uma pedra pomes (se eu me atrever a experimentar, vou utilizar uma lima grossa para pés).
A receita não diz, mas aconselho a hidratar bem os pés após este "tratamento" e ao deitar voltar hidratar bem os pés e calçar umas meias de algodão.

Também há aquela receita de colocar casca de banana nos calcanhares ressequidos, calçar umas meias e ter uma boa noite de sono! De manhã, o milagre acontece!?!

Alguém já experimentou alguma destas receitas caseiras? Conhecem outras? Contem-me tudo!

 

4 comentários:

  1. Isso é uma grande chatice. Para os pés ponho um creme para pés e calço meias, resulta, também aplico hidratante no corpo quase todos os dias. Tem sido suficiente mas que é uma chatice é, escama e faz comichão... Problemas de gaja :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E de gajo! Eles também já se vão hidratando ;) Bjs

      Eliminar
  2. Isto não tem nada a ver com o post.
    Vê lá se te apetece
    Bjs
    http://arainhaervilha.blogspot.pt/2015/04/a-linda-porca-meteu-me-nisto-e-so-por.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me lisonjeada com o convite, vou tentar não ser muito preguiçosa e fazer o desafio depressa! Beijinhos

      Eliminar