24/02/2014

Ando a pensar no tal escritorio

O filho gostava de ter o quarto só para dormir e não posso estar mais de acordo! Fazer um escritório não e possível, não tenho divisão para isso e na sala há muito barulho. E onde fazemos as refeições todas e vemos televisão.
Estou a pensar em fazer um escritório no quarto dele, ando a imaginar numa bancada comprida, já tenho a imagem na cabeça...

23/02/2014

Marmita pronta

Hoje para o jantar experimentei uma receita nova! 2 peitos de frango cortados aos quadrados, duas cebolas picadas. Numa taça juntei sumo de 1 limão, azeite, sal, pimenta, noz moscada, tomilho e alecrim, misturei tudo e  temperei o frango. Coloquei o frango numa travessa, coloquei a cebola por cima, reguei com azeite e foi ao forno. Acompanhei com linguini.
Fica com um sabor ácido mas o molho e delicioso e tem um aroma muito agradável. Ainda sobrou para levar para amanhã para almoçar no trabalho.

Almoço de domingo 9

Risoto outra vez? Pois foi, mas posso fazer mil vezes que sai sempre diferente e não se torna repetitivo. Alem disso, este esta muito melhor que o primeiro e o segundo... ficou genial e não sobrou nada!
Fiz risoto com legumes (cebola, alho picado, cenoura, pimento verde e vermelho, courgette, cogumelos e espargos), especiarias (mistura de pimentas moídas na hora, noz moscada e coentros secos moídos em pó) e ervas (cebolinho e tomilho secos), finalizando com o queijo parmesão ralado na hora. Divinal!
 

As minhas 25 formas de poupar dinheiro

Tirei a ideia do blog Simplicidade diária, e aqui fica a minha lista das 25 formas de poupar dinheiro.
São pequenas coisas que nos últimos 2 anos tenho feito, e, se comecei por introduzir na minha vida por motivos económicos estas pequenas alterações,  os benefícios não se ficam pela poupança.

1 - Ir ao baú das recordações. Como tenho muita roupa, ao longo dos últimos anos separo roupa para dar, para ir fora, e outras peças, porque gosto muito delas mas não as uso ou uso muito raramente, vão para o baú das recordações. O meu roupeiro tem apenas a roupa da estação e aquelas peças que uso mesmo. Quando preciso de alguma coisa, antes de ir comprar, vou ao baú e vejo se tenho algo que se adeque ao que preciso. Resultado, poupo muito dinheiro, posso variar quando estou cansada de vestir o mesmo e encontro aquela roupa para o jantar de trabalho ou aquela ocasião especial. Resulta principalmente se as peças são clássicas e de boa qualidade. A criatividade ajuda imenso, e sempre que apareço nessas ocasiões especiais, recebo elogios e não corro risco de aparecer com o mesmo vestido que aparece repetido 3 vezes nesse evento.

2 - Levar marmita para o trabalho.

3 - Cozinhar as refeições em casa em vez de ir jantar fora.

4 - Cozinhar em vez de comprar refeições prontas ou pré cozinhadas.

5 - Adeus manicura e unhas de gel.

6 - Deixei crescer um pouco o cabelo e corto menos vezes, vou ao cabeleireiro 2 vezes por ano.

7 - Faço quase toda a depilação em casa.

8 - Não tenho pacotes de TV, vejo algum programa que me interesse nos 4 canais, e para mim chega. Resultado, passo muito pouco tempo a olhar para a caixinha! Não tenho e nunca tive TV  por cabo!

9 - Deixei de ter inscrição no ginásio, pagava e nunca ia. Faço caminhadas no campo com os meus cães.

10 - Deixei de utilizar a auto estrada. Saio mais cedo de casa, vou nas calmas, gasto menos combustível e poupou na portagem. Uso só em caso de emergência.

11 - As idas ao supermercado são mais raras e de preferência com uma lista.

12 - Compro menos livros. Inscrevi-me num site de troca de livros, leio alguns clássicos através da internet e quero voltar a utilizar o cartão da biblioteca.

13 - Saio menos a noite e aos fins de semana. Se eu não gosto da noite, se sou mais caseira, tenho que me respeitar.

14 - No verão, não preciso de gastar fortunas para ter as férias de sonho. Tenho o privilegio de viver perto de praias de sonho. E eu adoro praia. Essas são as minhas férias de sonho.

15 - Quando vou para a praia levo sempre as minhas sandes, fruta e bebidas frescas. Evito o stress dos bares de praia em pleno agosto. Não gosto de bolas de Berlim nas praias (fritos!).

16 - Destralhar, organizar, arrumar. Quantas vezes já me aconteceu ir comprar um item que tenho repetido em casa, que não sei onde esta ou nem sabia que tinha.

17 - Usar tudo o que tenho. As coisas bonitas a uso! Lençóis, toalhas, roupa de mesa, vestuário, tudo a uso.

18 - Não tenho empregada de limpeza, faço eu quando posso, mas confesso que sinto muita falta.

19 - Comprar e vender alguns objetos em segunda mão pela internet, especialmente livros.

20 - Quando tenho tempo e disposição vou vender itens que não me fazem falta a feira de velharias.

21 - Fiz a revisão dos seguros e poupei algum dinheiro.

22 - Aquele material de escritório antigo (canetas, lápis, borrachas, marcadores fluorescentes, post-it, folhas, cadernos que ficaram a meio, folhas) tudo a uso.

23 - Tenho 2 impressoras em casa que não uso. Deixei de imprimir e não me faz falta para nada. Poupo imenso em tinteiros, papel e não faço lixo.

24 - Porque sou muito gulosa, comecei a fazer o bolo da semana, levo um fatia para tomar o pequeno almoço no trabalho e poupo na pastelaria.

25 - Comprei uma maquina de café e levei para o trabalho. Com o que poupei no preço dos cafés, a maquina já esta paga, e continuo a poupar sempre que não vou ao café. Tempo e dinheiro, especialmente no inverno que esta frio ou chuva e não apetece.

Quando comecei a lista pareceu-me difícil encontrar 25 formas em que tento poupar, mas afinal não foi! Faço outras pequenas coisas que se refletem não apenas na redução dos gastos económicos mas que também tornam a minha vida mais simples, organizada e... muito mais feliz.
 

22/02/2014

Entao, como vai o projeto 30 dias a destralhar?

Vai parado, por agora, mas tenciono retoma-lo brevemente. Sei que não posso abarcar tudo por isso estabeleci algumas prioridades neste momento. Comidinha sempre boa ou pelo menos tento, roupa lavada para trabalhar e ir a escola, casa de banho limpa, cozinha limpa, restante casa o melhor possível. Deixei o projeto a meio, mas não ficou esquecido. Por exemplo hoje escolhi roupa do filho para dar, embalagens vazias e outras tralhas para o lixo, um endredon e um tapete para o lixo. São  6 sacos de coisas que saíram da minha casa e da minha vida!
Engraçado, o meu filho e muito desapegado e muito pratico. Em menos de 3 minutos, sim 3, não estou a exagerar, destralhou o roupeiro dele!

Salada de bacalhau

Fiz hoje para o almoço, uma salada de bacalhau. As coisas simples são as melhores!

SALADA DE BACALHAU

Bacalhau
Grão
Macarronete riscado (massa)
Cenoura
Salsa
Sal
Pimenta
Azeite
Vinagre de maçã

Cozi o bacalhau, tirei as espinhas e lasquei-o.
Cozi o macarronete riscado al dente com agua e sal.
Ralei uma cenoura.
Piquei um molho de salsa
Retirei o grão do frasco, escorri-o e aqueci numa panela com agua.
Numa taça de servir misturei o bacalhau, a massa, o grão, a cenoura e a salsa, temperei com pimenta, azeite e vinagre de maçã. Misturei a salada a maluca e já esta!

O engraçado da cozinha e que tirei o bacalhau do congelador e depois fui construindo o prato! A família gostou muito e e diferente do bacalhau com grão.

To do list FDS 6

Somos 3 ca em casa: a minha mãe que esta aposentada, o meu filho adolescente e eu. A minha mãe nunca gostou de ser dona de casa, o que eu compreendo, e detesta tratar da casa. Assim, ao FDS que e quando tenho mais tempo, limpo a casa como deve ser. Resultado, levo o FDS em limpezas, fico estourada, e tenho pouco tempo para outras atividades, para descansar ou meter a leitura em dia. As minhas segundas feiras são horríveis, dolorosas e mal dispostas, compreensível.
Mas algumas coisas estão a mudar. O meu filho tem feito os jantares comigo, o que adoramos os dois, porque estamos mais tempo juntos e conversarmos. A minha mãe não quis ficar atras e ontem limpou (limpar a sério!) a casa de banho, o quarto dela, a sala e o chão do corredor e da cozinha.
Fiquei com metade das coisas para fazer neste FDS, e vou aproveitar para fazer uma caminhada pelo campo com a minha mãe e os nossos cães. Por outro lado, verifiquei que preciso de pegar num saco de lixo grade e percorrer a casa, porque "alguém" já esta a acumular tralha em alguns cantinhos mais escondidos. (caixas de ovos, sacos de compras, embalagens vazias,  lixo!) Caso não faça isso com alguma regularidade, a casa fica caótica outra vez.

1 - Limpar e arrumar o meu quarto

2 - Limpar e arrumar o quarto do meu filho

3 - Percorrer a casa toda e procurar coisas que são para ir imediatamente para o lixo (Revistas, panfletos, embalagens vazias)

4 - Lavar roupa toda que esta suja, aproveitar este sol lindo para secar!

São estas as tarefas para o meu FDS! 

21/02/2014

Outra receita para o meu menu

 Este não e um blog de culinária, nem tao pouco sei cozinhar muito bem. Mas sempre que cozinho algo  que sai bem e tenho vontade de voltar a fazer, e porque e uma boa ideia para o menu que estou a construir.
Fiz para um jantar desta semana e gostei!
Super fácil, super rápido, super saboroso, super saudável: medalhões de pescada numa cama de cebola no forno, puré de batata e salada de agrião.

MEDALHÕES DE PESCADA NO FORNO
Medalhões de pescada congelados
Azeite
Cebola
Folha de louro
Sal
Pimenta

PURÉ DE BATATA
Batatas cozidas
Manteiga
Sal
Pimenta
Noz moscada

SALADA DE AGRIÃO
Agrião
Tomate cereja
Sal
Azeite
Vinagre balsâmico
 

Jantar de sexta feira

Continuo com o blog, não tenho tido tempo, mas não esta esquecido! Mesmo que ninguém o leia, e importante para mim.
Estava bom demais para não partilhar. A ideia foi dos dois, cozinhado a dois, muito rápido e muito bom. Sai do trabalho e decidi ir ao supermercado com o meu filho para não deixar tudo para fazer no fim de semana. Compramos legumes, vários queijos, massas, ingredientes para cozinhar no FDS. Hoje fizemos para o jantar espargos gratinados com queijo, linguini com legumes e salada de tomate.
Fica aqui a ideia sem foto, mas a fome era muita, nem me lembrei.

ESPARGOS GRATINADOS COM QUEIJO

Espargos frescos
Queijo ralado

Cortei os espargos, levei a cozer em agua com sal durante 4 minutos. Numa travessa foram ao forno polvilhados com queijo ralado.

LINGUINI COM LEGUMES
Linguini
Cenoura
Pimento verde
Pimento vermelho
Azeite
Natas
Sal
Pimenta

Cozi a massa al dente com agua e sal, aproveitei a agua de cozedura dos espargos para cozer a massa.
Numa frigideira, com um pouco de azeite, salteei os pimentos cortados em pequenos cubos, e cenoura cortada as ripinhas. Juntei meio pacote de natas e temperei com sal e pimenta. Deixei cozinhar 1 minuto. Misturei os legumes com a massa.

Ainda acompanhei com salada de tomate temperada com sal, azeite, vinagre de maçã e orégãos.
Delicioso! A frescura dos legumes tornam este prato muito bom.

(Estamos a reduzir o consumo de carne, e esta a ser muito bom!)

16/02/2014

To do list FDS 5

Este FDS foi diferente, com menos tempo para o blog, para refletir sobre as mudanças na minha casa e na minha vida. Liguei o modo automático e fiz o que tinha para fazer, limpar, arrumar, cozinhar...

1 - Limpei o quarto do meu filho e combinei com ele destralhar o quarto dele brevemente, ele gostava de ter um escritório e o quarto só para descansar, mas não temos nenhuma divisão para isso.

2 - Limpei o chão da sala e do corredor.

3 - Fiz varias maquinas de roupa.

4 - Fiz compras de supermercado.

5 - Fiz almoços e jantares.

Ainda falta montanhas de coisas... (em atualização)

 

Almoço de domingo 8

Ontem deixei aqui o jantar de sábado como sugestão e também para a ementa que estou a construir com o que vou confecionando aos domingos. Escolhi este dia da semana porque simplesmente tenho mais tempo para tirar uma fotografia e escrever no blogue.
Hoje foi um almoço de domingo a pressa, mas consegui um bocadinho para escrever no blogue.
Fiz uma massa, tagliatelle com cogumelos, em 20 minutos.

TAGLIATTELE COM COGUMELOS E FIAMBRE

Massa tagliatelle
Azeite
Cogumelos
Fiambre
Queijo da ilha ralado
Molho bachamel
4 colheres de sopa da agua de cozedura da massa
Salsa
Sal
Pimenta

Fica muito bom!

 

15/02/2014

Almoço de domingo 7

Amanhã não vai ser possível escrever o post do almoço de domingo. Lembrei-me de deixar aqui o que foi o jantar de sábado, infelizmente tive essa ideia depois do jantar e por isso não há foto. Posso garantir que fica sempre excelente e muito fácil de fazer. Endívias com fiambre gratinadas. Não sobrou nem um bocadinho.

ENDIVIAS COM FIAMBRE GRATINADAS

Endívias
Fatia grossa de fiambre
Molho bacharel
Queijo da ilha ralado
Sal
Pimenta
Pão ralado



 

13/02/2014

Dia 25 Projeto 30 dias a destralhar

25 - Coisas grátis, brindes, pequenas lembranças

Hoje tenho o meu filho doente, precisa de canja, caminha e muito mimo da mama, fica para FDS.

12/02/2014

Dia 24 Projeto 30 dias a destralhar

24 - Quando as lembranças viram tralha

Em casa, propriamente dita, as lembranças não constituem um problema. O problema reside na garagem da minha outra casa, para onde levo aquilo que não quero deitar fora. Estão  longe da vista, mas estão la, lembranças de tudo e mais alguma coisa, coisas que não consigo desfazer-me.
Estou a lembrar-me das caixas de fotografias das minhas avos materna e paterna, fotos de pessoas que não conheço e que nunca conseguirei  identificar. Estou a pensar nos apontamentos da universidade, muito bem arrumadinhos, que nunca mais mexi. A minha biblioteca com centenas de livros, calculo porque nunca os contei, mas que muitos deles não gosto ou não tenciono reler. O meu material de pintura que há anos não pinto. Os meus peluches numa caixa de plástico.
Estes 15 minutos foram para escrever este post, fazer uma reflexão, pensar sobre o que quero fazer das lembranças, ate que ponto estou interessada e empenhada em fazer grandes alterações na minha vida e na minha casa. Embora não tenha mexido nos objetos fisicamente durante 15 min, estive a trabalhar nesta questão de outra forma. Tomar consciência. Interiorizar. Perceber. Decidir.
 

11/02/2014

Dia 23 Projeto 30 dias as destralhar

23 - Cozinha

O que eu queria era fazer uma limpeza muito grande a cozinha! Estou a pensar nas férias para o fazer.
Tenho um saco grande onde guardo os sacos para o lixo, sacos para levar o almoço, e sacos e sacos...
Excelente para 15 minutos!
Tirei os sacos todos para fora, dei uma escolha e voltei a arruma-los. Os que não serviam para nada foram para a reciclagem!

Faltam 7 dias para terminar este projeto. Já vejo a luz ao fim do túnel. Já noto (pequenas) diferenças na casa.

10/02/2014

Dia 22 Projeto 30 dias a destralhar

22 - Outro quarto ou a mala

Sem duvida, a mala!
Já disse aqui que detesto segundas feiras? Ainda mais, hoje foi uma segunda feira especialmente cheia de stress, só me apetece fugir para um país cheio de sol, calor, com praia e muito mar.
Foram apenas 5 minutos a tirar tudo e voltar a arrumar as coisas na mala, (já tinha arrumado a mala no sábado), sim, fiz batota, shame on me!!!

09/02/2014

Objetos que gosto (ao contrario dos que me incomodam)

No dia 21 do projeto 30 dias a destralhar, refleti sobre os objetos que me incomodam.
Depois fiz o caminho inverso. Depois de refletir sobre o que me incomoda, refleti sobre o que me faz sentir bem, transmite algo positivo, coisas que gosto.
Objetos úteis, inúteis, decorativos, não interessa, objetos que para mim são a alma desta casa.

(casa de banho)

 
Castiçal em terracota

 
Peixe de madeira

 
Aplique de metal e moldura do espelho em madeira

 
Cabides metálicos para as toalhas


(corredor)
 
Pias em pedra

 
Pia em pedra

 
Peso (?) em pedra

 

Dia 21 Projeto 30 dias a destralhar

21 - Coisas que incomodam

Hoje e o dia para olhar para  a sala.
...
Olhar para o quarto.
...
Olhar para o outro quarto.
...
Olhar ainda para o outro quarto.
...
Olhar para a casa de banho.
...
Olhar para o corredor.
...
Olhar para a cozinha.
...

Descobrir 5 objetos que incomodam. Que estão  desarrumados, não tem local próprio, não estão  em equilíbrio com a decoração. Objetos que incomodem visualmente, fisicamente, emocionalmente.

Descobri alguns e tratei de dar-lhes um destino ou, pelo menos, refleti sobre o que posso fazer quanto a esses objetos. Foram precisos mais do que 15 minutos, mas valeu a pena!



1 - Estava estacionado na sala há mais de um ano!
Foi para a garagem, junto do resto do material de pintura que não utilizo há anos!!!
(Deslocação de carro 12 minutos mais 5 minutos a observar a desgraça que esta na garagem.)




2 - O quadro que esta no meu quarto, pintado por mim, e muito escuro e precisa de umas pinceladas para transmitir luz. Possivelmente vou coloca-lo noutra divisão. Os móveis do meu quarto são todos muito escuros. A colcha de inverno e muito escura, o quadro e muito escuro. Tudo em castanho. Esta na hora de dar luz e tornar o meu espaço privado mais claro e menos pesado.

3 - Os aquecedores. Estou desejosa que termine o inverno para os guardar. Visualmente incomodam-me.

4 - Na sala,  a mesinha de ferro antiga que esta junto da televisão com o recetor em cima. Por algum motivo a mesa incomoda-me. A nível emocional. Desfazer-me dela! Já a coloquei num site de vendas.




5 - Ainda as revistas... estão numa prateleira e numa caixa na sala. A espera de que? Posso reciclar, doar, entretanto coloquei-as num site de vendas.

(Descobri outros objetos que me incomodam, mas hoje foquei-me em cinco objetos. Apenas cinco. Tomei nota no meu caderno os objetos que me incomodam de alguma forma, para mais tarde refletir e dar-lhes um destino.)



 

Almoço de domingo 6

Mais um domingo de risoto!
Hoje vai ser um almoço (quase) vegetariano e só com o que tenho em casa, não fui ao supermercado comprar algum ingrediente que me fizesse falta, limitei-me a substituir ingredientes, por exemplo, cebolinho fresco por cebolinho seco... um desafio a criatividade.

Para não ter risoto para o resto da vida, como aconteceu na ultima vez que fiz, reduzi drasticamente as quantidades. Prefiro cozinhar mais vezes do que comer varias vezes o mesmo.

Fiz um bolo de laranja, tenho imensas e estão a estragar-se. E para a sobremesa fiz uma mousse de limão. Esta mousse leva leite condensado, como não tinha pensei em  iogurte natural, não tinha nenhum, não levou. Quanto ao açúcar, pânico! Não tinha mais açúcar branco na despensa, mas encontrei um pacote de açúcar amarelo e ficou ótima! Para acompanhar a mousse, que ficou ácida, uma fatia de bolo brigadeiro.  Sobremesa fantástica e cheia de energia para combater o frio!

RISOTO VEGETARIANO COM CAMARÃO
Risoto
Azeite
Vinho branco
Cebola
Pimento verde
Pimento vermelho
Cenoura
Cogumelos
Salsa
Caldo de legumes (azeite, alho, cebola, cebolinho alho francês, cenoura e talos dos cogumelos)
Sal
Pimenta
Queijo parmesão

Camarão
Alho picado seco
Piripiri
Azeite
Sal
Pimenta




BOLO DE LARANJA COM FLOCOS DE AVEIA
Açúcar
Ovos
Manteiga
Sumo de laranja
Flocos de aveia
Raspa de casca de laranja
Farinha
Fermento

MOUSSE DE LIMÃO
Natas
Açúcar amarelo
Sumo de limão
Raspa de casca de limão
Raspa de chocolate de leite

O meu filho não gostou da mousse, ficou muito ácida do sumo de limão. Resolvi a acidez da mousse com o doce da fatia de bolo brigadeiro.




 

08/02/2014

Acto simbolico e a tomada de consciencia: consumismo

Mudar de vida, de comportamentos, alterar e criar novos hábitos mais saudáveis, para uma vida mais simples e simplificada, mais feliz. Como acto simbólico, tinha pensado em comprar um caderno novo, onde registo pensamentos, listas, escrevo o que me apetece. Pensei melhor. Comprar mais um caderno seria também um acto de consumismo, uma compra desnecessária, tendo em conta a quantidade de cadernos que tenho e que tem muitas folhas novas (as escritas deitei fora) que dão para escrever, escrever muito!
Conflito: por um lado, o acto simbólico que para mim faz todo o sentido. Por outro lado, o que esse acto também reflete: a necessidade de consumir, comprar, ter...
Resolução do conflito: transformar um dos muitos cadernos que tenho, com algum trabalho manual e muita imaginação, no meu NOVO CADERNO!


 

To do list FDS 4

Para este sábado a meteorologia prevê mau tempo para o Algarve com alerta vermelho. O tempo condiciona o meu humor, as atividades e tarefas a fazer em casa. Continuo com a lareira avariada, o que se traduz na casa muito fria, e os aquecedores não são solução. Friorenta como sou, o desconforto térmico afeta-me imenso.
Na minha to do list para este FDS, vou apenas tentar fazer o que não fiz no FDS anterior.
Destralhar a mala, tarefa feita no FDS anterior,  já se tornou um habito semanal, e vai novamente para a to do list.
Durante a semana fui ver caixas para organizar alguns objetos, antecipei a tarefa mas não a considero concluída porque não encontrei nada!

1 - Destralhar e arrumar a minha mala.

2 - Ir a Casa, De Borla, e outras lojas do género, ver caixas de arrumação para organizar alguns itens.

Fiz durante a semana mas não encontrei nada! Procuro um cesto novo para a roupa suja. 3 cestos ou caixas para os objetos de cada um para a casa de banho, há uma grande confusão na bancada da casa de banho! Cesto ou caixa para os produtos de higiene e outra para os produtos de limpeza para colocar debaixo da bancada da casa de banho.

3 - Levar os sacos para doar.

4 - Procurar mais papelada para o IRS.

5 - Ir buscar cesto branco a garagem para arrumar as malas, sacos e carteiras.

6 - Levar os meus livros para a minha biblioteca que fica na outra casa.

7 - Aspirar o carro 16 minutos (ficou por fazer o dia 10 do Projeto 30 dias a destralhar).

Com a chuva e o jardim molhado e com muita lama, optei por 16 minutos a limpar o tablier e o carro por dentro, com um pano húmido e produto de limpeza próprio. Morar no campo, com acessos de terra batida e jardim muito rústico, tem destas coisas!

 

Dia 20 Projeto 30 dias a destralhar

20 - Guarda roupa: o retorno!

Outra vez? Já não sei o que destralhar do guarda roupa. Já esta tão escolhido.
Aproveitei para dar uma arrumação rápida em 10 minutos. (Não precisei dos 15 minutos do projeto.)

Sim, fiz o dia 19 e 20 hoje de manhã, apeteceu-me e fiquei estas tarefas concluídas!

Dia 19 Projeto 30 dias a destralhar

19 - Papelada

Ontem, sexta feira, era o dia da papelada. Cheguei a casa no final do dia muito tarde, fiz o jantar, uma sopa de legumes, bifinhos grelhados com cogumelos salteados e esparguete. Depois de jantar, levantei a mesa, coloquei a loiça na máquina, e tive os meus 10 minutos de sofá. Final de uma semana de trabalho, mais que morta, fui para a cama cedo e o dia 19 do projeto 30 dias a destralhar ficou adiado para hoje de manhã. Sem drama.

Peguei apenas num dossier, dos muitos que tenho cheios de papelada, papel a papel fui escolhendo, um a um, o que e lixo e o que e para guardar.
Hoje em 15 minutos dediquei-me a um dossier. Para organizar e arquivar os papéis, suponho que vou levar horas, dias, meses, nesse projeto. Não importa o tempo que vai levar, vou conseguir chegar ao fim.
Separei este dossier já com os papéis escolhidos numa prateleira destinada aos "dossiers vistos".

(Esta deve ser a tarefa que menos gosto, papelada, o que torna o desafio ainda maior!)

06/02/2014

O que posso fazer para ter um dia sereno?

A Rita do blog The Busy Woman and the Stripy Cat escreveu sobre 12 rituais para um dia sereno. Adoro ler o blog dela, porque me transmite muita calma, e faz-me pensar, sobre isto, sobre muitas outras coisas. Quais são os meus rituais diários? Que efeitos provocam em mim?

1 - Acordo, faço café com leite e sento-me no sofá com a chávena a tentar acordar. (Nunca tive um bom acordar!)

O meu acordar ideal seria ainda na cama espreguiçar-me, alongar o corpo, levantar-me calmamente e já de pé, esticar-me!

2 - Vou ao guarda fato e sem dificuldade escolho em menos de 2 minutos, umas calças (quase sempre de ganga), uma camisola básica, uma camisola ou casaco de la, uma echarpe, um casaco de inverno, as botas (são as mesmas desde Novembro porque não consigo larga-las, dão com tudo, são simples, muito confortáveis e quentinhas). Como tenho pouca roupa no guarda fato, tudo fica bem com tudo.

Este método resulta muito bem para mim. Não tenho a roupa toda no roupeiro, só a que realmente gosto e uso! Facilita muito e já não preciso de preparar a roupa na noite anterior.

3 - Vou para o duche, um dos melhores momentos do dia! Adoro! Casa de banho quentinha, agua quentinha, cheirinho do gel preferido, aqui costumo perder-me no tempo.

Continuar com o meu melhor momento do dia. Ir 10 minutos mais cedo para a casa de banho, para evitar stress e atrasos!

4 - Chego quase sempre 5 minutos atrasada ao trabalho, isso da cabo de mim. (Esta semana cheguei a horas todos os dias exceto na 2ª feira)

Continuar a chegar a horas!

5 - Almoço e tomo o café em uma hora no trabalho, não vou caminhar e como mais depressa do que gosto (gosto de comer muito devagar mas tento acompanhar o ritmo dos colegas, os mais lentos, porque outros não comem, devoram.)

O ideal seria comer ao meu ritmo! Com bom tempo ir para o parque e almoçar ao ar livre. Para variar, fazer uma caminhada de 20 minutos antes do almoço.
Beber o café numa esplanada sempre que o tempo o permita.

6 - Saio do trabalho e conduzo calmamente de regresso a casa, ao som da radio. Adoro! Por vezes chego a casa e fico uns minutos no carro a ouvir o resto do programa ou da musica.

Conduzir devagar, ouvir radio faz-me bem, hábito para manter!

7 - Fazer o jantar, algumas tarefas em casa, tudo a pressa. Não gosto.

Organizar-me de forma a que me custe menos fazer as tarefas necessárias. Elaborar uma ementa para a semana, preparar algumas refeições e congelar para os dias mais complicados, não ir tantas vezes ao supermercado, informar-me se há padeiro que deixe o pão a porta (no campo geralmente há estes pequenos luxos). Continuar a destralhar, organizar, simplificar a casa, para que mante-la limpa não me ocupe tanto tempo, principalmente ao fim de semana. Ainda tenho muito a melhorar!

8 - Hora do descanso, não vejo muita televisão, só tenho 4 canais, eu e o meu filho praticamente não ligamos a TV, já  a minha mãe vê tudo! Um bocadinho de internet, visito alguns blogs, vou a pagina da wikingbooks, por vezes ao facebook.

Continuar assim, com 4 canais de TV, ver ainda menos televisão. Ligar mais o radio em casa, ouvir mais musica em casa! Menos internet, facebook vou la quase que por obrigação, ir só uma vez por semana, continuar a ler os blogs que gosto, continuar a escrever no meu blog.

9 - Bebo um chá na hora de descanso, hora do sofá como lhe chamo, enquanto vejo TV ou estou na internet.

No inverno sabe bem porque esta frio. De verão posso fazer um chá frio e ir para o jardim ver as estrelas!

10 - Vou para a cama ler, 5 minutos, uma hora ou a noite quase toda, depende da disponibilidade e do sono. De férias ou ao fim de semana devoro livros, nos dias de semana por vezes adormeço ao fim de 5 minutos. Adoro ler! Reconheço que este hábito faz-me dormir como um bebe.

Continuar a ler, ler muito, ler antes de dormir, ler ao fim de semana!

Analisando os meus 10 hábitos, preciso de mais rituais para ter serenidade nos meus dias. As coisas não acontecem por acaso, tudo pode, e deve, ser trabalhado e praticado.

Dia 18 Projeto 30 dias a destralhar

18 - Acessórios

Os colares já destralhei e dei-os a uma amiga para fazer bijuteria nova.
Passei os 15 minutos a procurar nas caixas e caixinhas as pulseiras, anéis, relógios e brincos, juntei tudo numa caixa para mais tarde, com calma, ir destralhando aos poucos. Gosto muito de quase toda a minha bijuteria, mas tenho consciência que não uso metade, não uso relógios de todo, brincos sou de tal maneira alérgica que não aguento 5 minutos com eles, seja de que material for.
(Para que guardo eu isto tudo? Porquê que não consigo desfazer-me de objetos que não uso?)
 

05/02/2014

Dia 17 Projeto 30 dias a destralhar

17 - Sala

Já não tenho tapete, continuam as revistas numa prateleira a espera, o arquivo da papelada por fazer (tenho pesquisado quanto tempo preciso guardar os vários tipos de documentos, as diferentes pastas, os assuntos, tudo para reorganizar os documentos importantes), assim os 15 minutos foram ocupados com uma caneta e um caderno na mão, a fazer uma lista com tarefas, materiais necessários, tudo o que me lembrei, para tornar a sala mais "despida" (como a minha mãe diz), mais "clean" na minha opinião.
Faltam ainda 4 apliques, 2 pufes e 1 tapete novo que se adapte a uma casa de campo!

04/02/2014

Dia 16 Projeto 30 dias a destralhar

16 - Coisinhas bonitinhas e sem função

Já disse anteriormente que por aqui restam muito poucas coisinhas bonitinhas sem função. A sala tem 2 pratos inúteis e que eu gosto muito por motivos do coração! Esses ficam.
Olho em redor, em todas as divisões,  já não tenho esses objetos fofinhos em cima dos móveis.
Dou folga a mim mesma! (Tarefa concluída.)

Dia 15 Projeto 30 dias a destralhar

15 - Cama, mesa e banho

Uiii
Tanta coisa só para 15 minutos.
Lençois em quantidade industrial, herdei das avós, enxoval, os que fui comprando, os da minha mãe. Nesta parte nem mexo, até porque em Setembro fiz uma grande escolha.
Tenho toalhama de banho que nunca mais acaba, quase todas as toalhas a precisar de reforma, que acabo por guardar para o banho dos cães.
Toalhas de mesa tenho guardadas na garagem, utilizo no dia a dia 2 ou 3.
Estou feita com este projeto. Para mim, esta tarefa é difícil, mas vou esforçar-me em deitar alguma coisa fora (dar, lixo, para trapos, whatever).
E só tenho 15 minutos!!! (Nem dá tempo para pensar muito!)
...

Ficou muito para fazer, separei as toalhas boas das velhas. Vou ficar com 2 mais velhas para os cães, as outras foram para um saco para limpezas difíceis (garagem, pelo menos por agora). E assim passaram 15 minutos a voar!
(roupa de cama e de mesa fica para breve)

03/02/2014

Balanço To Do List FDS 3

Das 11 tarefas agendadas só fiz 4! Nota NEGATIVA!
Em minha defesa,também não se pense que não fiz mais nada durante o FDS todo. A fada do lar fez refeições, arrumou, limpou, lavou roupa, ténis ou sapatilhas (eu chamo ténis), estendeu, recolheu a roupa e dobrou-a (não, não engomei, dormi uma bela sesta no domingo à tarde!).

Já falei nisto aqui, ser demasiado ambiciosa não se traduz em mais e melhores resultados, apenas serve para ficar triste e frustrada por não ter cumprido os objetivos. Descer a fasquia, porque a preguiça boa no FDS também é importante!
Preguiça sem sentimentos de culpa.

Feedback ou a solidão do imenso universo blogosferico

(Pois claro que sim, gostava muito de ter um feedback de alguma alminha que me leia!)


...
Opiniões
Sugestões
Ideias
Apegos e desapegos
Mudanças
Processos
Percursos
Dificuldades
Alegrias
Resultados
...

 

Dia 14 Projeto 30 dias a destralhar

14 - 7 objetos

Com os sucessivos destralhes dos 2 últimos anos,  na sala já não existe as peças decorativas fofinhas e inúteis, tenho taças para as chaves, taças para  a fruta, um prato de bronze ou outro metal e uma peça de barro feita pelo meu filho, duas jarras nos nichos, pouca coisa mesmo. No meu quarto também só tenho o essencial. Nos quartos da minha mãe e do meu filho, são objetos pessoais e não posso mexer, são deles!
Na cozinha tenho um espremedor com design retro, que ninguém usa, esse pode ir! Ainda faltam 6 objetos... pensei no aspirador antigo da minha mãe, nunca utilizamos, mas temo a reação dela, gosta muito das coisinhas dela.
Objetos mais pequenos, tenho uma caixa com produtos de higiene, alguns passaram o prazo de validade, o óleo e protetor solar do ultimo verão. Vão esses! Foi assim, em menos de 10 minutos corri a casa toda á procura de 7 objetos, encontrei 5! Espremedor, óleo e protetor solar, creme para a cara, e escova de dentes.
Começo a ver as alterações em casa, menos objetos, menos tralha, mais espaço, mais organização, e é tão bom viver assim.
Ainda falta muita coisa, mas já se nota a diferença!



Os objetos que estão em cima da lareira não são  úteis  mas tem um grade valor sentimental, o prato da minha avó e o barro com conchinhas feito pelo meu filho (partiu-se mas colei). A lagartixa para uns será tralha, para mim faz parte da decoração da sala.

 
Os nichos da sala tem 2 jarras, que não servem para nada, mas eu gosto delas, e são parte da decoração.

02/02/2014

One day behind



today I did everything I wanted to get done yesterday
 
 
 

Dia 13 Projeto 30 dias a destralhar

13 - Casa de banho

A casa de banho precisa de organização, não tanto de destralhar. Os 15 minutos chegaram para escolher e deitar fora frascos de gel e champô vazios, pasta de dentes vazia e arrumar os objetos por cima e por baixo da bancada. Fiz também um levantamento do que preciso para tornar a casa de banho mais organizada: 1 cesto individual para colocar os objetos de cada um de nos, 1 cesto para a roupa suja, 1 candeeiro de teto, 1 caixa para os detergentes da casa de banho (não adianta arruma-los junto dos outros na cozinha, a minha mãe nunca volta a coloca-los no sitio) e, talvez, 1 armário de parede.

Almoço de domingo 5

Se durante a semana cozinho á pressa, ou pouco faço - a minha mãe tem dado uma ajuda muito grande -  e porque gosto muito de cozinhar, sem stress, sem pressa, descobri que o domingo de manhã e excelente para isso.
Acordo, enquanto o meu filho dorme, a minha mãe saiu para tomar café e ir as compras, eu tomo o pequeno almoço no jardim, apanho um pouco de sol (quando o tempo o permite, aqui no Algarve muitas vezes ou quase sempre!) e vou pensando no que vou cozinhar.
Vou preparando o almoço sem correrias, sinto os cheiros e os sabores, faço tudo com calma. E dá-me um enorme prazer.
Para este domingo vou fazer também um bolo de chocolate, vou experimentar a receita da Rita, com o pormenor de não levar farinha.
Para a sopa de segunda feira, vou experimentar o creme de abóbora e batata doce, também da Rita. É que sou fan de sopa, por isso hoje temos uma bem nutritiva!
 
 
SOPA DA PEDRA
Carne de porco
Entrecosto
Toucinho entremeado
Chouriço
Morcela
Farinheira
Carne de vaca
Feijão encarnado
Couve lombarda
Batata
Cenoura
Cebola
Alho
Hortelã
Coentros
Sal

CREME DE ABOBORA E BATATA DOCE
Abobora
Batata doce
Cebola
Alho
Azeite
Cubo caldo de legumes
Salsa
Sal

BOLO DE CHOCOLATE
Chocolate em tablete
Manteiga
Açúcar
Cacau em pó
Ovos
Nozes
 
 (O bolo de chocolate saiu muito MAU, a desenformar saiu aos bocadinhos, o sabor esta bom. Vou aproveitar os bocadinhos para fazer uma sobremesa, algo com mais apresentação.)
 
 (A sopa da pedra ficou EXCELENTE!)

01/02/2014

Mulher segura e o guarda roupa

 
Sou uma mulher em transformação, tudo começou pelo guarda roupa.

To do list FDS 3

Sábado de manhã. Esta de chuva. Tive insónias, acordei varias vezes, comecei ontem a noite a ler um livro e estou quase a terminar, aproveitei para escrever aqui, bebi chá, foi uma festa toda a noite!
Hoje acordei cedo, estou cheia de sono e voltei para a cama quentinha.
Para este FDS estou a pensar em fazer algumas tarefas que não fiz ou não consegui terminar nos FDS anteriores, bem como executar algumas tarefas do projeto 30 dias a destralhar, que proscrinei!
Quero dormir mais um bocado para repor energia, porque andar zombie o dia todo é  que não!

   (Teto do meu quarto)  

Acho que não me esqueci de nada!

1 - Escolher as revistas ( dia 8 do projeto 30 dias a destralhar, em que a preguiça e o apego material falaram mais alto!)

2 - Levar sacos para doar

3 - Procurar papelada para o IRS

Já vou a meio! Este ano a ver se não fica nenhum papelinho esquecido algures por ai e que só encontro quando for fazer o IRS daqui a 2 anos.

4 - Destralhar uma hora o quarto do meu filho

Antes...


 

Depois!

A roupa do meu filho passa pela triagem antes de passar a ferro ou quando vai para lavar, assim, não deitei nada fora. Limpei as prateleiras, sacudi a roupa, dobrei tudo e voltei a arrumar no roupeiro. (Lixo: um cabide!)

5 - Ir buscar o cesto branco a garagem para arrumar as malas, sacos e carteiras

6 - Destralhar e arrumar a minha mala (já reparei que esta e uma tarefa semanal)

Depois da limpeza, o que vai para a mala:
carteira e porta moedas, chaves, necessaire, lenços de papel, pastilhas elásticas, caderno, agenda e um livro já pronto para enviar (wikingbooks).

Tudo arrumado na mala! Nem parece que tem muita coisa.

7 - Levar os meus livros para a minha biblioteca que fica na outra casa

8 - Ir a Casa, De borla, ... ver caixas de arrumação para organizar alguns itens

9 - Procurar sistemas de organização de papelada importante

10 - Aspirar o carro 16 minutos (ficou por fazer o dia 10 do Projeto 30 dias a destralhar)

11 - Destralhar 30 peças de roupa (vale tudo!) do meu guarda roupa, do dia 3 do Projeto 30 dias a destralhar.

Tirei as cuecas todas da gaveta!

As da esquerda voltaram a ser arrumadas, as da direita lixo!

Consegui destralhar 36 peças de roupa: muitas cuecas, 3 sutiãs, ligadura, mini meias (lixo!), collats opacos coloridos novos que não uso, casaco impermeável comprido, vários tops e camisolas de alcinhas, calções para dormir e calças de pijama (para dar!). Já esta tudo num saco pronto para sair da minha vida!


Bom FDS!!!

 

Projeto RED

Este projeto e muito simples, consiste numa lista (RED LIST) em que vou anotando os pontos críticos ou necessários destralhar ou organizar, ou ate mesmo limpar (RED POINTS).
Estou a meio do projeto destralhar em 30 dias, cada dia tem uma tarefa já estabelecida, que eu vou seguindo,  acontece, porém, que algumas tarefas não se adaptam as necessidades da minha casa ou acabam por ser repetidas e desnecessárias , ou ainda, por exemplo, aspirar o carro no jardim as 9 da noite sem luz e muito frio, para mim e impraticável. Posso aspirar o carro durante o dia no FDS, vejo melhor e e menos doloroso!
Assim, vou fazer um levantamento dos RED POINTS na minha RED LIST.
Cada tarefa devera ser executada em 15 minutos.
Cada dia executo uma tarefa.
Tarefas que necessitam de luz do dia, por exemplo, a fazer no exterior da casa, são marcadas para FDS.
Acaba por ser o projeto 30 dias a destralhar, adaptado as minhas necessidades.
Não vou interromper o projeto destralhar em 30 dias, vou continuar ate ao final!
Depois de terminar o anterior, começo este novo projeto RED.
Entretanto vou fazendo a minha lista.

Quais são os vossos RED POINTS ?

RED LIST:
1 - Sapatos meus
2 - Sapatos do meu filho
3 - Sapatos da minha mãe
4 - Bijuteria
5 - Uma gaveta da mesa de cabeceira
6 - As restantes gavetas da mesa de cabeceira
7 - Balcão da cozinha (maquina do café)
8 - Armário dos tachos e panelas
9 - Alguidares e detergentes da roupa
10 - Livros, mais uma escolha
11 - Revistas vão fora de vez
12 - Papelada minha
13 - Papelada do meu filho
14 - Papelada da minha mãe
15 - Organização de um dossier, mais papelada
16 - Limpeza do carro
17 - Limpeza da bagageira do carro
18 - Meias, cuecas e sutiãs 
19 - Meias e cuecas do meu filho
20 - Uma prateleira do roupeiro do meu filho
21 - Outra prateleira do roupeiro do meu filho
22 - Bancada da casa de banho
23 - Por baixo da bancada da casa de banho
24 - Experimentar roupa e fazer outfits para trabalhar
25 - Lixo, panfletos, publicidade
26 - Bancada do armário da cozinha
27 - Despensa
28 - Despensa parte 2
29 - Pratos, tigelas, travessas, saladeiras, loiça de servir
30 - Armário do telefone, uma gaveta de cada vez
31 - Coisa grande
32 - Gadgets
33 - Casa do jardim
34 - Artigos de limpeza da casa (balde, esfregona, vassoura, aspirador, panos de limpeza)
35 - Produtos de limpeza da casa
36 - Objetos dos cães (arrumar a caixa dos champôs, coleiras, trelas)
37 - Toalhas de banho
38 - Toalhas de praia
39 - Toalhas e panos de cozinha
40 - Os candeeiros que faltam
45 - Limpar e arrumar os aquecedores no sótão
46 - Coisas de praia
47 - Mesa e cadeiras do jardim
48 - Copos e chávenas
49 - Roupa de inverno do meu filho
50 - Roupa de inverno (casacos)
51 - De regresso aos sapatos (inverno)
52 - Caixa de cabos e fios do meu filho
53 - Telemóveis e carregadores
54 - Cómoda da minha mãe, uma gaveta
55 - Outra gaveta da minha mãe
56 - Um bocadinho do roupeiro da minha mãe
57 - Outro bocadinho do roupeiro da minha mãe
58 - Material de costura
59 - Quadros e pratos nas paredes
60 - Roupa das camas
61 - A minha mala
62 - Malas e sacos de viagem

...
Escolher o que é mais urgente e qual é a melhor altura!

(Em atualização...)

Dia 12 Projeto 30 dias a destralhar

12 - Lavandaria / área de serviço

A lavandaria resume-se ao local onde tenho a maquina de lavar roupa (na cozinha), a uma prateleira com os detergentes da roupa também na cozinha. A tábua e o ferro de engomar, assim como o cesto da roupa lavada, estão no roupeiro do quarto da minha mãe.
Os 15 minutos chegaram e sobraram para verificar a prateleira dos detergentes (nada a destralhar), passar com um pano de microfibras húmido (apenas agua e umas gotas de vinagre) na parte da frente da maquina para a limpar, arrumar a tábua no roupeiro (tinha sido utilizada de manhã).
Compensa muito o tempo investido a destralhar e a organizar os objetos, o que tenho feito ultimamente com mais regularidade.

(Gostava de ter uma lavandaria, mas precisava de mais uma divisão. Mas 120 m2 para 3 pessoas e mais do que suficiente!)