10/06/2014

Almoço com humor e sem dramas: lulinhas com molhanga

Fiz eu umas lulinhas estufadas com molhanga (molho essencialmente de tomate, passado pela varinha mágica) com batatinhas cozidas e polvilhadas com cebolinho picado e tomilho, um almoço gourmet, portanto, quando o meu filho querido e fofo diz que não consegue comer os bichos (lulinhas limpas e tentáculos separados mas cozinhados juntos),  porque lhe faz impressão. Drama, qual drama. Não quer, não come. Tem como alternativa, aquela  a carne assada que já comeu 3 vezes de seguida, e ficou muito satisfeito.
A meio do almoço, o meu filho querido e fofo salta-se com esta: - Mãe, já reparaste que os teus molhos tem sempre a mesma cor? (a referir-se ao molho da carne assada e ao molho das lulas que estavam na mesa). Tenho de admitir que tenho um filho inteligente e observador, pouco exigente e com humor, pois tenho. Eu não conseguia comer a mesma carne assada 3 vezes seguidas. E continuou: - É porque, seja carne, peixe ou o que for, leva sempre os mesmos ingredientes!
A grande chef gourmet viu os seus segredos culinários revelados, de um momento para o outro, assim, sem mais nem menos.

Já que não há mais segredos, deixo aqui a receita das lulinhas com molhanga, para brilharem tanto quanto eu!

Ingredientes:
Lulinhas limpas congeladas
azeite
1 cebola grande da horta
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 malagueta ou piri-piri da horta
1 raminho de salsa da horta
1/4 pimento verde
1/4 pimento vermelho
1 cenoura grande
2 tomates médios
5 colheres de sopa de polpa de tomate
1/2 copo de vinho branco
sal
pimentas moídas no momento
10 batatas novas pequenas/ médias
cebolinho seco picado
tomilho


Preparação:
Descongelam-se as lulinhas. Lavam-se muito bem. Tempera-se com pimentas moídas no momento.
Num tacho com azeite refoga-se a cebola picada, o alho picado, o louro, a malagueta picada, os pimentos cortados aos cubos, a cenoura cortada às rodelas, os tomates cortados aos cubos, junta-se a polpa de tomate e o vinho. Junta-se as lulinhas e coze em lume brando. No final retificam-se os temperos com um pouco de sal e pimenta. Retiram-se as lulinhas para uma travessa, retira-se o louro, e passa-se o milho com a varinha mágica. Junta-se esse milho espesso às lulinhas.

Descascam-se as batatas, cozem com agua e sal. Numa travessa, polvilha-se as batatas cozidas com cebolinho e tomilho.

A tarefa mais complicada é separar todas as lulinhas e tentáculos do molho, antes de passar a varinha mágica. Andar ali à pesca é preciso alguma paciência. Eu já não tinha paciência e deixei alguns tentáculos no molho e passei pela varinha mágica. De sabor fica bom na mesma, o aspeto e textura ligeiramente granulosa, é que não torna o prato perfeito.

Mais um prato complicadíssimo, assinado por Ana Preguiça. Enjoy!

 

 

 
O vapor!

 
Batatinhas cozidas com cebolinho e tomilho: aroma incrível!

 

 
A obra de arte: lulinhas com molhanga de textura granulosa! 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário