13/04/2014

Soluçoes para um quarto pequeno, com pouca arrumaçao ou muita roupa e sapatos

Depois de muito pesquisar na net, sem gastar dinheiro, comprar móveis, utilizar o que tenho em casa para organizar a minha roupa e sapatos no meu quarto, não existe uma solução perfeita. Encontrei algumas sugestões que podem ajudar nesta tarefa quase impossível.

1 - Não acumular roupa e sapatos.

2 - Fazer um grande destralhamento.

3 - Quando comprar uma peça nova, deitar fora ou doar uma que esteja velha ou não goste.

Estes 3 primeiros pontos estão interligados e vão dar quase ao mesmo, com pouco espaço não há milagres, tenho que ter menos coisas.

4 - Se não há espaço na horizontal, aproveitar o espaço vertical, com prateleiras, varões, cabides, etc.

5 - Utilizar cabides e ganchos nas paredes para pendurar acessórios, roupa já usada uma vez e que não quero colocar junto da roupa lavada.

6 - Utilizar cabide-suporte para echarpes, lenços, cintos, que se pode guardar dentro do guarda fatos.

7 - Ter um varão com rodinhas para pendurar algumas peças de roupa.

8 -  Utilizar o baú e a arca com roupa fora de estação.

9 - Colocar numa caixa decorativa os cachecóis, luvas e gorros.

10 - Colocar numa caixa decorativa as echarpes e lenços.

11 - Colocar numa caixa decorativa as sandálias e chinelos de verão.

12 - Colocar numa caixa decorativa os chinelos de quarto e pantufas.

Ou seja, colocar em caixas decorativas aqueles itens menos utilizados e sem lugar próprio.

13 - Organizar as gavetas do camiseiro e da cómoda por tipos de roupa.

Para quem tem um quarto muito pequeno e com muito pouco espaço e móveis, pode parecer ridículo o meu problema. Mas cada um tem a roupa que tem, e cada um tem as suas necessidades. Tenho a maior parte da roupa na garagem em caixas e quero resolver essa situação de uma vez por todas. Quero ter a minha roupa num só local, o quarto.

Camiseiro (peças pequenas ou que ocupem menos espaço) - tenho 7 gavetas.

Gaveta 1 Praia (fatos de banho, biquínis, etc)
Gaveta 2 Cuecas
Gaveta 3 Sutiãs
Gaveta 4 Meias-peúgas e de desporto
Gaveta 5 Meias de licra
Gaveta 6 Tops e camisolinhas de alças (para vestir por baixo da outra roupa)
Gaveta 7 Pijamas (tops, camisolas, calças e calções)

Cómoda (peças maiores ou que ocupem mais espaço) - tenho 4 gavetas.

Gaveta 1 Camisolas e casacos de malha ou linha
Gaveta 2 Mais casacos de malha
Gaveta 3 T-shirts, tops, blusas
Gaveta 4 Desporto e roupa para andar em casa (camisolas, calças, leggings)

Guarda-fatos -tenho 3 gavetas.

Gaveta 1 Cachecóis, gorros, luvas
Gaveta 2 Echarpes e lenços
Gaveta 3 Chinelos de quarto

Espelho - tenho 1 gaveta.
Gaveta 1 Cintos

Neste momento tenho as gavetas organizadas com estes objetos, a minha intenção e agrupar todos os itens do mesmo género e guarda-los juntos. E possível que tenha que refazer a arrumação já existente.

14 - Sapatos da outra estação, guardar debaixo da cama em caixas de plástico com rodinhas.

15 - Sapatos que estão a ser usados, guardar num pequeno expositor vertical, que vou mesmo ter que comprar.

16 - Colocar uma prateleira, ou várias, e guardar as caixas transparentes com aqueles sapatos que uso raramente. Nessa prateleira, posso colocar também as caixas decorativas que referi nos pontos 9 a 12.

17 - Falta-me um espaço para produtos de higiene, beleza, maquiagem, cabelo, escovas e ganchos. Estou a pensar no assunto...

18 - A bijuteria, alguma fica num expositor em cima da cómoda, a restante, que tal mais uma caixa decorativa?!

19 - Livros, são objetos pessoais, mais uma prateleira; outra ainda com dossiers de papelada. Material de escritório, mais uma caixa decorativa. Ou seja, fazer um cantinho-escritório no meu quarto.

20 - O que fazer com todos os casacos de inverno? Preciso de um roupeiro. Em alternativa, um varão com uma cortina. Vou mais para a segunda hipótese, acredito que um dia consiga ter todo o meu guarda roupa nos móveis que já existem, não quero mais coisas grandes, pesadas e caras em casa, porque um dia, brevemente, vou querer livrar-me deles.

21 - Posso ter esquecido de mais objetos que quero arrumar no meu quarto, por isso este post fica em aberto.

22 - Então e as malas, sacos, clutches, saco de desporto, sacos, malas e trolleys de viagem? Socorro!

Vou abrir uma exceção as malas de viagem vão continuar na garagem!

Digam-me, também se debatem com o problema de arrumar o excesso de coisas que tem? Tem tudo arrumado, organizado e funcional? Todas as dicas serão bem vindas!

Se este post pouco ou nada servir para alguém , posso dizer que já  me serviu de muito, tomei consciência, e verbalizei aqui, o quão consumista sou, da enormidade desnecessária de objetos eu possuo, e que preciso de menos, muito menos coisas, para ser feliz.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário