19/04/2014

Semana da sopa

Depois da semana do peixe, que tal a semana da sopa, super saudável!

Segunda-feira
Sopa de todos os legumes que conseguir encontrar no frigorifico

Esta sopa e boa para gastar os legumes que podem estar menos frescos. Se em vez de batata levar couve flor, e excelente para quem esta a fazer dieta ou quer perder uns quilinhos.
Numa panela colocam-se os legumes cortados aos cubos (cebola, batata, cenoura, abóbora, courgette, nabo, rucula,  etc). Depois de cozidos, tira-se do lume, tempera-se com azeite, sal, pimenta moída no momento e noz moscada. Passa-se com a varinha mágica, polvilha-se com cebolinho picado, fresco ou seco. Esta pronta!



Terça-feira
Sopa de tomate

A minha sopa de tomate e muito simples. Leva cebola, alho, pimento, louro, tomates maduro, polpa de tomate, batata. Passa-se com a varinha mágica. Tempera-se com sal, pimenta e azeite. Polvilha-se com salsa picada.

Quarta-feira
Sopa de feijão

Utilizo feijão branco em lata. Junto cenoura, courgette e nabo. Passo tudo com a varinha mágica e junto couve cortada a juliana, pode ser couve lombarda, coração ou olho de boi. Tempero no final, com azeite e sal. Outra variante, em vez de juntar a couve, junto apenas cebolinho fresco picado, e tenho um creme saboroso.

Quinta-feira
Creme de alho francês

Super fácil e muito saboroso. Leva batata, alho francês, agua e leite magro, para contrabalançar nas natas que coloco no final, tempero com manteiga, sal, pimenta moída na hora e noz moscada.

Sexta-feira
Creme de agrião

Leva muito agrião, muito mesmo, uma cebola, dois nabos e uma batata pequena. Tempero com azeite, sal, pimenta moída na hora. Adoro! Fica com um sabor ligeiramente picante do agrião.

Sábado
Sopa de massa

Quando faço carne estufada, ponho o dobro dos legumes (cebola, cenoura, pimento verde, tomate). Sobra sempre uma quantidade grande deste molho espesso e saboroso. Junto agua e cotovelinhos e umas folhas de hortelã  e faço uma sopa de massa de comer e chorar por mais.

Domingo
Sopa de grão com espinafres

Tudo cortado aos cubinhos pequenos, numa panela com a agua da cozedura do grão: cenoura, abobora, cebola, nabo. Junto espinafres e metade do grão em puré e metade do grão inteiro. Tempero com sal e azeite. 

Sem comentários:

Enviar um comentário