15/03/2014

Como ter uma vida mais calma e mais produtiva? Do caos a serenidade

A Rita do blog The Busy Woman and The Stripy Cat inspira-me, ajuda-me a refletir sobre a minha vida, que por vezes anda a uma velocidade 1000 a hora. No post " O essencial do poder do menos" refere 6 princípios da produtividade.
Alguns desses princípios já os aplico na minha vida de uma forma intuitiva, resta-me aplicar outros princípios de forma mais racional, pensada e planeada, que contribuirão para que a minha vida não se torne um caos. Tenho consciência de duas coisas: sou só uma, o dia só tem 24 horas.
Conduzo devagar, como devagar, mas ando depressa e trabalho depressa, preciso de desacelerar ainda mais.
Destralhar tem sido uma batalha que comecei a cerca de 2 anos, quer material quer emocional. Eliminar bens materiais revela-se bem mais fácil do que destralhar outras coisas.
Rotinas, para mim não e fácil estabelecer rotinas diárias, talvez porque o fator surpresa e inesperado seja uma constante no meu dia a dia. Isso e um elemento destabilizador para mim, mas tento encontrar estratégias para minimizar o impacto negativo dessas situações. Muita calma, contar ate 100, respirar fundo.
Tenho feito um trabalho mental no que diz respeito as minhas responsabilidades, algumas são  prioritárias, outras eliminei-as ou deixei para segundo plano, pois não são verdadeiras responsabilidades ou não são  assim tão importantes. As minhas responsabilidades importantes dizem respeito a família, ao trabalho, as finanças pessoais.
Arquivar papeis pessoais e da família e algo que tenho grande dificuldade. Não gosto de papelada em casa, vou ter que trabalhar muito neste aspeto.
 No meu trabalho, o mundo da papelada e informática, estou a trabalhar num método, ou melhor, tento encontrar um método para não me perder nas tarefas que tenho para executar. Não vou a internet nem ao email pessoal. Gosto de deixar as coisas separadas. No trabalho trato apenas de assuntos relacionados com o trabalho. Em casa trato de assuntos pessoais, nada de trabalho.
No trabalho nem sempre consigo focar-me num assunto de cada vez. Muitos dias e apagar fogos, não consigo levar uma tarefa ate ao fim e passar para outra. Estou constantemente a ser interrompida e a ser solicitada para outra coisa ainda mais urgente. Já tenho algum jogo de cintura e não fico stressada, mas a produtividade ressente-se muito, resultado, algumas vezes tenho que fazer um serão para que a minha secretaria não vire um caos. Tenho de trabalhar nestes pontos: estabelecer limites, fazer uma coisa de cada vez - focar-me .
Uma das coisas que considero mais importantes, na vida pessoal e profissional: começar! Começar devagar, dar pequenos passos. Reparar que as tarefas estão a ser feitas, continuar. Apreciar a conclusão dessas tarefas. Sentir satisfação e orgulho. Conseguimos! E tudo começou com pequenos passos...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário