06/02/2014

O que posso fazer para ter um dia sereno?

A Rita do blog The Busy Woman and the Stripy Cat escreveu sobre 12 rituais para um dia sereno. Adoro ler o blog dela, porque me transmite muita calma, e faz-me pensar, sobre isto, sobre muitas outras coisas. Quais são os meus rituais diários? Que efeitos provocam em mim?

1 - Acordo, faço café com leite e sento-me no sofá com a chávena a tentar acordar. (Nunca tive um bom acordar!)

O meu acordar ideal seria ainda na cama espreguiçar-me, alongar o corpo, levantar-me calmamente e já de pé, esticar-me!

2 - Vou ao guarda fato e sem dificuldade escolho em menos de 2 minutos, umas calças (quase sempre de ganga), uma camisola básica, uma camisola ou casaco de la, uma echarpe, um casaco de inverno, as botas (são as mesmas desde Novembro porque não consigo larga-las, dão com tudo, são simples, muito confortáveis e quentinhas). Como tenho pouca roupa no guarda fato, tudo fica bem com tudo.

Este método resulta muito bem para mim. Não tenho a roupa toda no roupeiro, só a que realmente gosto e uso! Facilita muito e já não preciso de preparar a roupa na noite anterior.

3 - Vou para o duche, um dos melhores momentos do dia! Adoro! Casa de banho quentinha, agua quentinha, cheirinho do gel preferido, aqui costumo perder-me no tempo.

Continuar com o meu melhor momento do dia. Ir 10 minutos mais cedo para a casa de banho, para evitar stress e atrasos!

4 - Chego quase sempre 5 minutos atrasada ao trabalho, isso da cabo de mim. (Esta semana cheguei a horas todos os dias exceto na 2ª feira)

Continuar a chegar a horas!

5 - Almoço e tomo o café em uma hora no trabalho, não vou caminhar e como mais depressa do que gosto (gosto de comer muito devagar mas tento acompanhar o ritmo dos colegas, os mais lentos, porque outros não comem, devoram.)

O ideal seria comer ao meu ritmo! Com bom tempo ir para o parque e almoçar ao ar livre. Para variar, fazer uma caminhada de 20 minutos antes do almoço.
Beber o café numa esplanada sempre que o tempo o permita.

6 - Saio do trabalho e conduzo calmamente de regresso a casa, ao som da radio. Adoro! Por vezes chego a casa e fico uns minutos no carro a ouvir o resto do programa ou da musica.

Conduzir devagar, ouvir radio faz-me bem, hábito para manter!

7 - Fazer o jantar, algumas tarefas em casa, tudo a pressa. Não gosto.

Organizar-me de forma a que me custe menos fazer as tarefas necessárias. Elaborar uma ementa para a semana, preparar algumas refeições e congelar para os dias mais complicados, não ir tantas vezes ao supermercado, informar-me se há padeiro que deixe o pão a porta (no campo geralmente há estes pequenos luxos). Continuar a destralhar, organizar, simplificar a casa, para que mante-la limpa não me ocupe tanto tempo, principalmente ao fim de semana. Ainda tenho muito a melhorar!

8 - Hora do descanso, não vejo muita televisão, só tenho 4 canais, eu e o meu filho praticamente não ligamos a TV, já  a minha mãe vê tudo! Um bocadinho de internet, visito alguns blogs, vou a pagina da wikingbooks, por vezes ao facebook.

Continuar assim, com 4 canais de TV, ver ainda menos televisão. Ligar mais o radio em casa, ouvir mais musica em casa! Menos internet, facebook vou la quase que por obrigação, ir só uma vez por semana, continuar a ler os blogs que gosto, continuar a escrever no meu blog.

9 - Bebo um chá na hora de descanso, hora do sofá como lhe chamo, enquanto vejo TV ou estou na internet.

No inverno sabe bem porque esta frio. De verão posso fazer um chá frio e ir para o jardim ver as estrelas!

10 - Vou para a cama ler, 5 minutos, uma hora ou a noite quase toda, depende da disponibilidade e do sono. De férias ou ao fim de semana devoro livros, nos dias de semana por vezes adormeço ao fim de 5 minutos. Adoro ler! Reconheço que este hábito faz-me dormir como um bebe.

Continuar a ler, ler muito, ler antes de dormir, ler ao fim de semana!

Analisando os meus 10 hábitos, preciso de mais rituais para ter serenidade nos meus dias. As coisas não acontecem por acaso, tudo pode, e deve, ser trabalhado e praticado.

Sem comentários:

Enviar um comentário