09/02/2014

Almoço de domingo 6

Mais um domingo de risoto!
Hoje vai ser um almoço (quase) vegetariano e só com o que tenho em casa, não fui ao supermercado comprar algum ingrediente que me fizesse falta, limitei-me a substituir ingredientes, por exemplo, cebolinho fresco por cebolinho seco... um desafio a criatividade.

Para não ter risoto para o resto da vida, como aconteceu na ultima vez que fiz, reduzi drasticamente as quantidades. Prefiro cozinhar mais vezes do que comer varias vezes o mesmo.

Fiz um bolo de laranja, tenho imensas e estão a estragar-se. E para a sobremesa fiz uma mousse de limão. Esta mousse leva leite condensado, como não tinha pensei em  iogurte natural, não tinha nenhum, não levou. Quanto ao açúcar, pânico! Não tinha mais açúcar branco na despensa, mas encontrei um pacote de açúcar amarelo e ficou ótima! Para acompanhar a mousse, que ficou ácida, uma fatia de bolo brigadeiro.  Sobremesa fantástica e cheia de energia para combater o frio!

RISOTO VEGETARIANO COM CAMARÃO
Risoto
Azeite
Vinho branco
Cebola
Pimento verde
Pimento vermelho
Cenoura
Cogumelos
Salsa
Caldo de legumes (azeite, alho, cebola, cebolinho alho francês, cenoura e talos dos cogumelos)
Sal
Pimenta
Queijo parmesão

Camarão
Alho picado seco
Piripiri
Azeite
Sal
Pimenta




BOLO DE LARANJA COM FLOCOS DE AVEIA
Açúcar
Ovos
Manteiga
Sumo de laranja
Flocos de aveia
Raspa de casca de laranja
Farinha
Fermento

MOUSSE DE LIMÃO
Natas
Açúcar amarelo
Sumo de limão
Raspa de casca de limão
Raspa de chocolate de leite

O meu filho não gostou da mousse, ficou muito ácida do sumo de limão. Resolvi a acidez da mousse com o doce da fatia de bolo brigadeiro.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário