21/01/2014

Quantos motivos preciso para destralhar a casa?

A Camile Carvalho, do blog Vida minimalista, escreveu um post com 10 motivos para destralhar.
Resumidamente:

1 - A nossa casa não e um depósito do lixo. O lixo atrai energias negativas, fantasmas, seres do submundo e ate baratas e rastejantes. (O que eu me ri!) Na duvida, vai para o lixo!

2 - O espaço e dinheiro, arrendada ou comprada, a nossa casa e muito valiosa para ocupar o seu espaço com objetos inúteis, o espaço tem que ser bem aproveitado!

3 - Não há nada mais deprimente que acordar pela manhã e ver aquela pilha de roupa para lavar, objetos desarrumado pela casa fora,  montanhas de papelada na mesa, angustia instalada. A desordem causa ansiedade, não conseguimos focar numa determinada tarefa e acabamos por proscrinar. Stress e mais stress e isso reflete-se em outras áreas da nossa vida.

4 - Superfícies vazias e livres de coisas fofinhas e inúteis e tralha são muito mais fáceis de limpar.

5 - Um guarda roupa simples e funcional e melhor do que um atrafulhado de roupas que não usamos, que não gostamos,  já não nos servem,  ate porque vestimos sempre as mesmas roupas.

6 - Doar também se aprende, tal como aprendemos a lidar com emoções de desapego e tomamos consciência que nada e eterno. E tudo muito rápido, constante fluxo, renova-se a uma velocidade alucinante. Se acumular-mos tudo ficamos presos  a um sentimento de angustia. Doar, para alem da caridade, também e um acto de aprender a lidar com os nossos medos e anseios.

7 - Quando nos livrarmos de algo velho ou estragado, e não temos mais nenhum, ao compramos um novo para substituir o anterior, e muito gratificante. E novo, faz-nos falta e não e mais um para entupir a gaveta.

8 - Ter pouca coisa significa ter mais espaço, a casa mais organizada, um sitio para cada coisa. Não temos a gaveta atulhada de tralha inútil  a roubar espaço ao que precisa de ser arrumado.
9 - Quando doamos o que não nos faz falta estamos a ajudar alguém que precisa. Também podemos trocar ou vender por um preço simbólico.

10 - O melhor de tudo, quando nos livrarmos da tralha, temos uma sensação de bem estar, parece que saiu um peso enorme de cima e podemos respirar livremente!

Este post e um resumo daqui: http://vidaminimalista.com/10-motivos-para-fazer-um-declutter/

 

Sem comentários:

Enviar um comentário